• whatsapp_icon
  • localizacao_icon
  • instagram_icon
  • facebook_icon
  • linkedin_icon

R. Dr. José Gonçalves, 38 | Centro | 3º Andar

35680-032 | Itaúna | MG | Brasil

© Copyright - Ikigai Marketing. Todos os direitos reservados.

CONSULTORIA EM MARKETING

A consultoria da Ikigai Marketing é uma solução sob medida para pequenos e médios negócios que precisam de soluções para que sua marca construa valor na vida das pessoas, aumente o engajamento e o valor intangível da empresa, além de melhorar sua gestão. A metodologia utilizada pela Ikigai Consultoria envolve as seguintes etapas que podem ser executadas de uma só vez ou moduladas conforme a necessidade do seu negócio:

 

INVESTIGAÇÃO

 

Não é possível descobrir o propósito de um negócio sem que uma vasta investigação seja realizada em sua marca.

 

Todo trabalho é iniciado com Business Canvas que irá revelar a atual modelagem do seu negócio. Esta é uma etapa esclarecedora porque consegue retratar o modelo de negócio em apenas um quadro.

 

O trabalho de investigação prossegue com entrevistas com diretores e time e pesquisas de satisfação e nível de envolvimento com a marca dos seus clientes.

 

REVELAÇÃO

Como o próprio nome diz, revelar o que antes estava oculto é o papel dessa etapa. Com a enorme gama de informações obtidas na Investigação, a Ikigai terá o que é necessário para identificar o DNA da marca, além de sua visão, princípios, valores e, finalmente, o seu Propósito. Ferramentas de Consultoria Empresarial também serão utilizadas nessa etapa para definir o Organograma e a Estratégia Genérica da marca.

 

ILUMINAÇÃO

Hora de tangibilizar a base conceitual definida na etapa anterior. É na Iluminação que a nova marca ganhará vida através do design da sua identidade e definição do seu tom de voz, estilo fotográfico, etc. Tudo isso será normatizado em um documento que normatizará tudo o que foi realizado até então. O nome desse documento é Brand Book (Livro da marca); é nele que toda a estratégia da marca será apresentada.

 

Nessa etapa também será utilizado o Balanced Scorecard para a elaboração do Plano Estratégico do Negócio.

 

 

LANÇAMENTO

Hora de dizer olá ao mundo!

 

Mas, antes disso, é necessário dizer olá ao seu time! Não é possível lançar, ou relançar, uma marca no mercado sem que a cultura e tudo o que envolve essa construção da marca não tenha sido assimilada pelo time. Pra que isso seja possível, a nova marca e toda a sua base conceitual, será apresentada primeiro para os colaboradores da empresa, para que só depois, seja lançada ao mercado.

 

Então, finalmente, a nova marca poderá dizer: - Olá mundo!

 

O lançamento externo deverá ser sincronizado em todos os pontos de contato da marca para que o impacto da transformação seja percebido e sentido pelo mercado.

 

GESTÃO CONTÍNUA

Daqui em diante, todos os pontos de contato com a marca devem ser administrados para que seus ativos sejam comunicados com coerência. Nessa etapa a Ikigai passa a bola para seus parceiros que cuidarão da comunicação da sua empresa de forma coerente ao que foi definido no Livro da Marca.

CONSULTORIA EM GESTÃO ESTRATÉGICA

A consultoria da Ikigai Marketing utiliza os princípios da Gestão Estratégica Competitiva, dentre os quais destacamos:

Proatividade e Foco Participativo
É possível fazer a empresa crescer, ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade de vida das pessoas. A Ikigai Branding orienta empresários e executivos a contar com a colaboração de todos, para que a empresa vá mais longe. Em resumo, um dos nossos maiores objetivos é ver você tirando férias, enquanto a empresa mantém o seu ótimo desempenho.

Controle pelo BSC
O Balanced Scorecard, ou BSC, é uma técnica que divide as empresas com fins lucrativos em quatro perspectivas:
1ª) Financeira
2ª) Do Cliente (Marketing e Vendas)
3ª) De Processos Internos
4ª) De Aprendizado & Crescimento

Para cada uma dessas perspectivas, são definidos indicadores de desempenho e, a partir das metas e resultados obtidos pela empresa, elaboram-se planos de ação para a melhoria de performance.

Divisão em UENs
Com base no conceito das Estratégias Genéticas de Porter, são avaliados os concorrentes, produtos substitutos, fornecedores e o mercado-alvo da empresa cliente, para que se possa adotar uma estratégia de atuação coerente, produtiva e sustentável. Em determinados casos, pode ser necessário dividir os produtos ou serviços da empresa em mais de uma Unidade Estratégica de Negócio, para ganho de produtividade e competitividade.